In Um dia após o outro

Recebendo o diagnóstico de câncer

O recebimento do diagnóstico de câncer causa um impacto na vida da pessoa e provoca um rompimento no seu ritmo de vida. A vida costumeira é interrompida com idas ao hospital, realização de exames e mergulho no desconhecido, na vida do tratamento. O baque nos faz olhar para nos mesmos de uma forma diferente, não nos reconhecemos neste corpo doente que muitas vezes sofre transformações,  emagrece, incha, e provoca tantas outras mudanças que não nos vemos mais como antes no reflexo do espelho.

A família pode ajudar, mas nem sempre compreende as aflições, medos e inseguranças sentidos neste período. Os amigos podem reagir do mesmo jeito, dizendo que temos que ser fortes, temos que ser gratos. Sim, sabemos que temos que ser fortes, mas nem sempre conseguimos e tem vezes que é bom falar!

É bom expressar que temos medo sim, poder dizer que não está sendo fácil, que esse novo corpo é estranho e parece não nos pertencer. É bom chorar. A família, amigos ou pessoas próximas talvez não saibam lidar com esse discurso e às vezes é bom saber que podemos ter auxilio de um profissional, um psicólogo, que poderá nos ouvir e nos acolher.

O atendimento psicológico pode durar por um período, podendo ser individual ou em grupo. O importante é você se sentir bem, acolhida e disposta a encarar toda esta trajetória da doença com tranquilidade e bem estar.

O Projeto Pérolas oferece atendimento em grupo para suas mulheres, tanto no Rio de Janeiro quanto em Niterói. Procure-nos e seja acolhido por nossa equipe!

 

Marilia Zendron – CRP/SP – 77324
Graduada em Psicologia pela PUC-RJ
Pós- graduação em Psico-oncologia no A.C. Camargo Cancer Center – SP
Pós- graduação em Terapia de Familia e Casal – PUC-RJ
Pós- graduação em Luto pelo Instituto 4 Estações – SP

2 Comentários

Leave a Reply

Send Us Message

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>